quinta-feira, 4 de abril de 2013

Desabafo Gamer - Guerra dos Consoles

Olá, leitores do Cataclisma, tudo tranquilo? Hoje vamos falar de uma coisa que eu tenho notado há muito tempo mas que ultimamente passou a me irritar muito: A fanboyolagem de certos gamers. Tou falando daqueles caras que vivem batendo no peito e berrando aos quatro ventos que têm um PlayStation porque a Sony é a melhor, ou um XBox porque a Microsoft faz os melhores consoles e por aí vai.
Notem que não tou aqui pra falar que você deveria preferir este ou aquele console, nem que você não deve eleger um preferido. Todo mundo tem preferências. O que eu vou falar é sobre como não ser o pé no saco indesejável que faz todo mundo preferir falar da novela das oito do que de jogos perto de você.

Primeiro de tudo, vale ressaltar que video-game não é tudo a mesma coisa, isso é um fato. Apesar disso todos tem a mesma função que é a de servir de plataforma para jogos desenvolvidos pra eles, fazendo a leitura da mídia e transformando em algo jogável para que você, jogador, possa interagir com o mundo que aquele jogo apresenta. E o que que isso tem a ver com os fanboys? Tem a ver com o video-game em si não ser o principal personagem e sim os jogos, lançados pelas produtoras. Isso sozinho já tira muito do sentido de se discutir sobre quem é melhor, se a Sony, a Nintendo ou a MicroSoft.


"Ah, mas cada video-game tem suas características, gráficos e tudo o mais." Certo, isso é verdade. Mas voltando um pouco ao passado eu lembro de quando ganhei meu primeiro video-game, um CCE Turbo Game.  Era um clone descarado do NES, mas vinha com entrada pros padrões 60 e 72 pinos, tinha uma pistola a laser, já vinha com cartucho... Aquilo pra mim era um mundo novo, lindo e maravilhoso. Um tempo depois eu herdei um Atari. Assim que liguei e vi os gráficos, torci o nariz, mas 10 minutos de Pitfall depois, eu gostava tanto dele quanto do Turbo Game. Ou seja: Apesar de completamente diferentes, ambos cumpriam a sua função que é DIVERTIR. Então se você tem um  XBox e tira sarro dos gráficos do Wii do teu amigo, você não passa de um babaca. Se ele se diverte com o Wii, é o que basta.


"Mas e os jogos exclusivos?" Essa é, talvez, a única questão de relevância ao se discutir sobre consoles. Pra quem, assim como eu, mal tem condições de comprar um console, quanto mais todos, os jogos favoritos são algo a se levar em conta. Ainda assim, entra em campo o fator diversão e isso muda de pessoa pra pessoa. Teu amigo gosta de Zelda? Ótimo, deixa ele jogar Zelda. Se tu se empolga mais com um God of War, isso é opção sexual sua. não existe jogo melhor ou pior, isso é questão de gosto. Até existem jogos realmente ruins, mas em algum lugar do mundo, tu vai achar alguém pervertido o bastante pra adorar o 'Superman' do N64 ou o 'E.T.' do Atari.


"Eu tenho orgulho da empresa que fabrica meu console e todas as outras são uma merda!" Toda vez que escuto algo do tipo me dá uma vontade monstruosa de dar uma voadora "losango aberto" no peito do camarada. Sério mesmo que você se detém de jogar um jogo que é exclusivo pra um console só por ser fã do outro? Sério que teu orgulho Sonysta te impede de jogar Halo 3? Ou tua paixão pelo XBox não te deixa jogar Super Smash Bros: Brawl? Ou tu é tão Nintendista que nunca vai jogar Heavy Rain? Se você respondeu com sim, vá ordenhar uma sucuri leiteira, meu chapa. E se tu diz ser um Gamer, vá ver se tou nos Pampas. Manter a Fazenda Feliz atualizada todo dia tu mantém, né, safado? O problema maior de discutir com alguém que diz isso é que não há argumentos. Não é uma argumentação, é um atestado de idiotice.

Em tempo: Todo mundo pode e deve ter opinião própria. Mas haja com bom senso. Não seja um completo idiota, pelo bem de todos. Espero que o desabafo tenha sido compreendido. E, falando em opinião, a sua é mais que bem vinda. Comente! E se gostou da postagem, compartilhe, dá um trabalho danado pra fazer.
E até a próxima, pessoal!

3 comentários:

  1. por isso que digo, sem desmerecer os outros, SUPER NINTENDO É O MELHOR DE TODOS TODOS TODOS!!! Mas até ai, eu nao jogo video game haha

    ResponderExcluir
  2. Escolha o que quer jogar, compartilhe sua opinião, seja fã, mas não seja babaca. Será que é tão difícil?
    ¬¬"
    Pior que é. :S

    ResponderExcluir
  3. As vezes eu acho que as pessoas até entendem. Mas o grande lance é promover a guerra o caos e a discórdia, só deve. Infelizmente tem quem se sinta bem enchendo a paciência alheia, mesmo sabendo das asneiras que diz.
    E gamer que é gamer, não se prende em gráficos ou marcas. Prefiro apreciar a qualidade de um bom jogo, seja ele o estilo que for, ou de quem quer que seja.

    ResponderExcluir

Exponha tua opinião! Ela é muito importante pra mantermos o blog, afinal ele é feito pra você.